O que é a Rede
SASTIPEN?
 

OS ROM








HETEROGENEIDADE





A SAÚDE,
INDICADOR DE
DESIGUALDADES








TOXICODEPENDENCIA
E A SIDA





REDE INFORMAL











PLATAFORMA

Os Rom (com os seus distintos grupos: roma, sinti, manuches, calós..., ou denominações: gitano, zíngari, gypsy, cigano, zigeuner, tsigane...) constituem uma minoria étnica e cultural relevante, presente desde o século XV na totalidade dos países europeus, com uma população estimada de 8 milhões de pessoas.

 

Apesar da sua heterogeneidade, têm uma série de características identitárias comuns que, por isso, os definem com um grupo único com uma elevada implantação nos países em que residem.


A Saúde é para a população rom, como para qualquer outra, um indicador importante de desigualdades, de qualidade de vida e de participação activa enquanto cidadãos de pleno direito. As condições de carência socio-económica, os deficits educativos, as dificuldades de acesso aos mercado laboral, as deficiências nos cuidados de saúde e da sua qualidade de vida, etc, são aspectos que situam os ciganos entre um dos grupos mais desfavorecidos e com problemáticas mais graves na Europa.


No âmbito dos problemas relacionados com a saúde, a toxicodependência e a SIDA estão a afectar de forma singular as comunidades ciganas dos nossos países e, este fenómenos, criam novas dificuldades para a sua promoção e integração social..


A política europeia está cada vez mais a incidir sobre esta problemática através do apoio e promoção de iniciativas que possibilitem sinergias entre entidades que intervêm com a população cigana na Europa. Este apoio explícito, que surge da compreensão das peculiaridades desta população, possibilitou a criação desta rede informal, composta por organizações de âmbito nacional de diversos países (ASGG - Espanha -, UNISAT França -, REAPN - Portugal e CNCA - Itália) que intervêm ao nível social e que conhecem a realidade da população cigana.


A Rede SASTIPEN oferece um lugar de encontro, reflexão e intercâmbio de experiências e boas práticas, uma plataforma a partir da qual é possível impulsionar acções no sentido de melhorar a qualidade de vida e de saúde da comunidade rom através da intervenção, fundamentalmente, sobre a toxicodependência e SIDA..

   

 

flecha2.GIF (457 bytes)       flecha1.GIF (2245 bytes)   flecha3.GIF (460 bytes)